8 hábitos nocivos que drenam sua energia e como se livrar deles

Às vezes, são nossas pequenas rotinas prejudiciais que quebram nosso sucesso.

Foto de Amar Yashlaha no Unsplash

Nossas atividades diárias determinam nossas vidas.

Algo que você faz ocasionalmente não afeta fundamentalmente sua vida.

O que você faz todos os dias, por outro lado, é o que determina seu estilo de vida a longo prazo.

É por isso que os hábitos são tão poderosos e mais e mais pessoas estão mergulhando profundamente na construção de hábitos.

Ao longo dos últimos anos, foram realizadas toneladas de pesquisas para descobrir por que repetimos certas coisas que nos prejudicam e como construir hábitos mais positivos.

Como sou um entusiasta do crescimento pessoal, também prestei muita atenção a esse tópico.

Primeiro, li livros e artigos incríveis. Então eu consumi cursos online. Depois de dominar a construção de grandes hábitos, realizei oficinas para ajudar outras pessoas a criar suas rotinas.

Enquanto fazia isso nos últimos dois anos, percebi que às vezes não se trata dos hábitos que estamos tentando construir.

Às vezes, são nossas pequenas rotinas prejudiciais que quebram nosso sucesso.

Qualquer que seja o sucesso que possa significar para você, é sempre o resultado de suas ações diárias.

O que descobri nos últimos meses é que frequentemente nos sabotamos repetindo certas atividades que são prejudiciais ao nosso sucesso e bem-estar.

E, muitas vezes, eliminar essas atividades prejudiciais não é tão fácil, pois as praticamos há muitos anos.

No entanto, mesmo eliminar ou reduzir apenas algumas dessas rotinas ruins pode ajudar a aumentar sua felicidade, produtividade e sucesso.

1. Não leve as coisas para o lado pessoal

Mais fácil falar do que fazer, eu sei.

No entanto, descobri que levar as coisas pessoalmente me custou centenas de horas nos últimos anos.

Especialmente no meu relacionamento, muitas vezes me sinto ofendido, mesmo que essa não seja a intenção dele.

Na maioria das vezes, as pessoas não pretendem magoar ou ofender você.

Somos nós que interpretamos um significado particular para o que as pessoas dizem.

Depois de conseguir manter-se neutro e parar de atribuir significados negativos às palavras dos outros, você se sentirá muito mais feliz e liberado.

A verdade é que somos muito egoístas.

Tendemos a acreditar que somos o centro do universo. É por isso que levamos as coisas para o lado pessoal, em vez de focar nos fatos.

Da próxima vez que você se sentir ofendido por uma declaração, pergunte ao seu parceiro de conversa o que ele realmente quis dizer.

Em 99,99% de todos os casos, quando esclarecerem suas declarações, você perceberá que não há agressão pessoal contra você.

Mesmo que pareça simples demais, perguntar e conversar são as maneiras mais eficientes e eficazes de se entender.

A comunicação é excepcionalmente versátil, e erros podem acontecer o tempo todo.

Em vez de pensar no que alguém poderia ter significado, basta perguntar.

2. Pare de se apegar ao passado

Sim, mais uma daquelas dicas de melhoria de vida clichê.

Talvez você conheça um desses estudos afirmando que, em média, temos 60.000 a 80.000 pensamentos passando por nossas mentes por dia.

Esses números são enormes, mas o mais impressionante é o seguinte:

A maioria dos nossos pensamentos é negativa.

Felizmente, não o seu e o meu, mas, em média, a maioria dos pensamentos das pessoas é negativa.

Eles estão pensando em coisas ruins que podem acontecer no futuro ou estão presos no passado, gastando sua energia em acontecimentos negativos que não podem mudar de qualquer maneira.

Ambos os casos são destrutivos.

No entanto, se feito corretamente, pensar no futuro pode capacitá-lo e motivá-lo. Por exemplo, se você tem uma visão forte e aplica a lei da atração, além de técnicas de visualização, pensar no futuro pode ser uma ferramenta poderosa para se motivar e atrair o que você deseja.

Manter o passado, pelo contrário, não traz nenhum benefício.

Não podemos mudar o que aconteceu anteriormente, então deixar de lado é a coisa mais inteligente e eficiente a se fazer.

O que me ajuda a terminar com o passado está demorando um pouco para refletir sobre ele.

Registrando em diário e anotando todos os meus pensamentos e preocupações, posso abandonar facilmente os eventos anteriores.

Se você sentir que um evento em particular ainda o incomoda, sente-se por alguns minutos e anote todos os seus pensamentos.

Escrever é muito mais poderoso do que pensar, pois permite estruturar nossos pensamentos. Assim, fica mais fácil ver padrões e descobrir por que algo ainda pode incomodá-lo.

Diário sobre o seu passado pode ser o seu santo graal para um presente mais pacífico.

3. Controle seu uso de mídia social

Para toneladas de pessoas, a mídia social é a principal razão para menos alegria e energia em suas vidas.

Sim, é legal navegar por belas fotos no Instagram, mas sério: que bem isso traz à sua vida?

Provavelmente nenhum.

Não digo que a mídia social por si só seja uma coisa ruim. Pelo contrário, é fantástico, eu amo isso. Estou compartilhando histórias no Instagram todos os dias e amo minha comunidade.

No entanto, há uma enorme diferença em como você o usa.

Você está produzindo e compartilhando conteúdo valioso ou apenas consumindo o que os outros compartilham?

Seu feed de notícias o inspira ou faz você se sentir um lixo?

Quando abro o Instagram, vejo postagens de pessoas que me inspiram.

Vejo citações motivacionais, afirmações e pessoas vivendo uma vida que eu admiro.

Isso é legal porque me inspira a guardar meu telefone e voltar ao trabalho.

No entanto, a verdade amarga é que a maioria das pessoas se sente frustrada depois de percorrer as fotos de outras pessoas.

Por quê? Porque (especialmente) o Instagram é um mundo totalmente falsificado.

Obviamente, as pessoas estão carregando seus maiores destaques, que também são photoshopados. E se você estiver sentado no sofá, de pijama, certamente ficará frustrado ao ver como é incrível a vida dos outros.

Comparar sua vida normal com os destaques de outras pessoas nunca o fará feliz.

Concentre-se em si mesmo.

Use as mídias sociais para se inspirar e construir conexões profundas, para não se sentir mal.

Você pode definir temporizadores específicos no seu telefone que aparecerão assim que você exceder o uso de uma plataforma. Esses são ótimos lembretes para você e sua energia.

Por exemplo, você pode definir 15 minutos para o Instagram ou o Facebook e, depois de ultrapassar esse número, não acessará a plataforma pelo resto do dia.

Isso pode parecer difícil, no entanto, ao reduzir o uso passivo das mídias sociais, você terá uma mente mais clara e mais tempo para investir em coisas que fazem você se sentir bem.

4. Não exagere

Mais uma vez, é mais fácil falar do que fazer, eu sei.

No entanto, com algumas estratégias simples, fica fácil estressar menos.

Como mencionado acima, a maior parte do estresse é porque não estamos presentes no momento. Ou estamos preocupados com o futuro ou ainda estamos presos no passado.

Se você estiver realmente presente no momento, não sentirá nenhum estresse e, em vez disso, expressará gratidão por todas as coisas que possui neste momento.

Os exercícios respiratórios são uma maneira simples e rápida de eliminar o estresse desnecessário e estar presente. Mesmo uma simples respiração profunda pode tirar algumas de suas preocupações. Apenas sente-se em silêncio e dedique alguns minutos para se concentrar na respiração. Depois de algum tempo, a realização desses exercícios se tornará mais confortável e parte essencial da sua vida.

O registro no diário é outra excelente maneira de impedir que seus pensamentos sabotem sua felicidade. Ao escrever o que pensa, você o libera. Torna-se mais fácil deixá-lo ir, pois ele não se agita mais na sua cabeça.

Ao fazer exercícios de respiração e registro no diário, você perceberá rapidamente que o estresse excessivo não faz sentido e prejudica sua vida. Além disso, será muito mais fácil deixar de lado o negativo e focar no positivo.

5. Assuma o controle do seu sono

Dormir pode ser o seu aumento número 1 de produtividade e energia.

Descansar bem é inevitável para uma vida feliz e saudável.

Com apenas algumas dicas e truques, você pode melhorar rapidamente a qualidade do seu sono e vida.

Primeiro de tudo, certifique-se de dormir o suficiente. Se você dormir quatro horas por noite, nenhum hack poderá economizar sua energia.

O suficiente pode significar algo diferente para qualquer um. No entanto, são necessárias no mínimo seis horas para regenerar seu corpo e mente.

Durma na escuridão e no silêncio. Essas duas dicas podem melhorar tremendamente a qualidade do seu sono. Especialmente se você mora em uma cidade grande, provavelmente está exposto a dormir em quartos que não são totalmente escuros e silenciosos.

No entanto, existem duas maneiras simples de resolver isso: se você não pode escurecer completamente o seu quarto, use uma máscara de dormir. É barato e fácil, além disso, você pode levá-lo aonde quer que vá.

Se o seu quarto não estiver totalmente silencioso, use tampões para os ouvidos. Também barato e fácil, mas super eficaz.

O que também é importante para uma noite de sono é o que você faz antes de ir para a cama.

Por exemplo, evite comer grandes refeições gordurosas ou praticar esportes excessivos.

Em vez disso, faça atividades calmas. Como diário, meditação, leitura ou exercícios leves de ioga.

6. Assuma o controle de sua dieta

O que você come tem um impacto significativo no seu nível de energia.

Se você deseja aumentar seu poder diário, mudar sua dieta é uma das coisas mais rápidas e poderosas a se fazer.

Livrar-se de alimentos não saudáveis ​​e processados ​​é o primeiro passo.

Em vez disso, escolha mais opções veganas. Faça uma pequena pesquisa e descubra quais opções saudáveis ​​você gosta de qualquer maneira e quais você gostaria de experimentar em breve.

Além disso, mantenha-se hidratado. Beber água suficiente é a base perfeita para um nível de energia estável e robusto.

7. Pare de reclamar o tempo todo

Em vez disso, pratique gratidão.

Se você quiser reclamar, encontrará aspectos negativos de sua vida o tempo todo.

Todos somos apenas humanos, e todos nós estamos passando por situações negativas.

No entanto, aqueles que conseguem se concentrar no bem são mais felizes e saudáveis.

Reclamar sobre as coisas sem alterá-las apenas drena sua energia.

Tome uma atitude ou concentre-se no momento presente sendo grato por tudo o que você tem em sua vida.

Ninguém gosta de estar perto de alguém que constantemente reclama e espalha ceticismo.

Não seja a pessoa que está espalhando negatividade; em vez disso, brilhe e espalhe vibrações positivas.

Ao fazer isso, você ficará mais feliz e as pessoas se sentirão confortáveis ​​ao seu redor.

8. Pare de agradar aos outros

Viver sua vida de acordo com as expectativas dos outros é a maneira mais segura de ser infeliz.

No final de sua vida, você analisará todas as chances que não teve para se tornar feliz.

Em seu livro, "Os cinco principais arrependimentos dos moribundos", Bronnie Ware resumiu os maiores arrependimentos das pessoas que estavam próximas da morte.

Através de seu trabalho como enfermeira paliativa, ela estava em contato com pessoas que morriam todos os dias e logo reconheceu que a maioria dos arrependimentos era repetitiva.

No final de suas vidas, as pessoas costumam se decepcionar pelas mesmas razões.

Um desses arrependimentos das pessoas que estão morrendo é:

"Gostaria de ter tido a coragem de viver uma vida fiel a mim mesma, não a vida que os outros esperavam de mim."

Passar muito tempo agradando os outros lhe custará muito tempo e energia em sua vida.

Comece a se respeitar e a dizer não às coisas de que não se orgulhará no final de sua vida.

Use cada minuto que tiver para aumentar sua felicidade e energia para corresponder às suas próprias expectativas. Em vez de agradar aos outros, crie sua própria história de vida mágica.

Mind Cafe na sua caixa de entrada

Deseja manter-se atualizado com nossas postagens com melhor desempenho a cada semana? Inscreva-se para receber atualizações por e-mail seguindo este link.