7 dicas sobre como iniciar seu próprio podcast

Microfone de gravação (de Kelly Sikkema via Unsplash)

Se você está lendo isso, provavelmente está se perguntando como iniciar seu próprio podcast. Bem, felizmente, estou aqui para apresentar 7 dicas sobre como começar o seu próprio e o que me ajudou a começar o meu podcast!

o primeiro passo: escolha um tópico que você goste.

Isso pode ser bastante direto no começo, no entanto, você pode ter muitos tópicos que capturam seu interesse. Tente fazer uma lista dos 10 tópicos que você mais gosta e converse bastante com seus amigos íntimos, familiares ou colegas de trabalho.

Depois de ter uma lista de 10, comece a filtrá-la para 5.

Isso facilitará muito o canal que você escolherá para o podcast.

Depois de escolher o tópico escolhido, você estará pronto para começar a executar como produzir e distribuir seu podcast!

o segundo passo: formate seu programa.

As principais perguntas que você deve responder são: 1) terei convidados no programa? e 2) quanto tempo eu quero que meu programa seja?

Essas duas perguntas são importantes para definir a estrutura do seu programa e permitir que você tenha consistência.

Aqui estão alguns prós e contras de qualquer uma das opções acima.

profissionais em receber convidados:

1. Existem muitas pessoas para alcançar através das mídias sociais que podem se encaixar no seu tópico de escolha.
  2. Ao distribuir, você pode alavancar seu público e crescer através de seus convidados.
  3. É sempre bom conhecer novas pessoas e novos convidados. Permite expandir sua rede e construir relacionamentos genuínos.

contras de ter convidados:

1. Esses episódios tendem a ser mais longos. Eles costumam durar entre 30 a 45 minutos cada. Com seres humanos com um período de atenção tão curto, você pode não obter grandes resultados a princípio.
  2. Alguns convidados podem não se apresentar. Você pode lidar com problemas de comunicação e ter que esperar pelos convidados. Mas, como você é uma pessoa empática, entende que a vida acontece.

Abaixo estão os prós e os contras de ter shows curtos, em comparação com shows mais longos:

profissionais de episódios curtos:

1. Você poderá capturar melhor atenção com episódios mais curtos. As pessoas podem estar mais inclinadas a ouvir episódios de 5 a 8 minutos em comparação com uma entrevista de 45 minutos.
  2. A quantidade de tempo para gravar, editar e distribuir é muito mais fácil quando você tem episódios mais curtos. Isso significa que você pode enviar todo o seu conteúdo muito mais rapidamente.

contras de episódios curtos:

1. Você pode ter problemas para aumentar a audiência. Geralmente, quando você tem entrevistas, pode aproveitar o público que seu convidado já possui.
  2. Você não tem espaço suficiente para reformatar seu conteúdo para outras plataformas. Por exemplo, você pode fazer uma entrevista de 45 minutos e dividi-la em 3 clipes de 1 minuto para IG, 1 clipe de 5 minutos como um "destaque" no YouTube ou IGTV e ter mais citações que você pode enviar para o Twitter e Facebook.

Como você pode ver, você pode formatar seu programa da maneira que desejar. Definitivamente, existem algumas vantagens em ambas as opções, mas, dito isso, nunca parece que você não pode alterar o formato ou até mesmo expandir usando formatos diferentes.

Esta é apenas uma boa maneira de sair dos portões com um ótimo conteúdo.

o terceiro passo: aperte o botão de gravação!

Você está pronto para apertar o botão de gravação!

Para mim, essa foi a parte mais difícil apenas porque eu não tinha meu próprio equipamento. Quão louco, hein? Eu queria começar um podcast e nem tinha o equipamento!

Mas foi também por isso que iniciei meu próprio podcast; Eu queria ser um exemplo de que, embora não tenha um bom plano, eu descobriria isso ao longo do caminho.

Felizmente, meu bom amigo me permitiu usar a câmera e o microfone para começar!

Outra questão foi que eu não tinha espaço para gravar.

UAU! Por que eu comecei isso?

Mais uma vez, perguntei ao meu barbeiro, que por acaso é meu co-anfitrião, se podemos usar a barbearia para filmar o show. Ele disse, é claro!

Temos cerca de 13 episódios de podcast enviados e, desde o primeiro dia, cerca de 5 meses atrás, estamos indo muito bem. Aprendemos novas maneiras de capturar bons ângulos, melhor qualidade de áudio e também mais câmeras!

Não tenha medo de perguntar. Eu adoraria ver você começar HOJE!

o quarto passo: edite seu conteúdo.

Aqui, você tem total controle criativo sobre como editar seu conteúdo para distribuição.

Como sou usuário de Mac, comecei com o iMovie. Para ser honesto, este software faz o trabalho começando. É bastante fácil cortar clipes e também alinhar o áudio. Se você é usuário de Mac e não possui experiência suficiente com software de edição, este é um ótimo lugar para começar.

Consegui baixar o vídeo e o áudio separadamente no iMovie para distribuí-lo no YouTube e em todas as plataformas de áudio para distribuição.

Depois de se familiarizar com a edição, você pode definitivamente atualizar para software como o Adobe Premiere Pro ou o Final Cut Pro. Ironicamente, eu uso a Creative Cloud da Adobe apenas porque tive uma aula na faculdade que exigia o uso do Adobe After Effects. Imaginei que iria cumpri-lo em vez de aprender o Final Cut Pro.

Novamente, isso faz parte do processo de aprendizado. Com consistência e determinação, você deve expandir suas habilidades de edição.

o quinto passo: distribua seu podcast.

Depois de ter todo o seu conteúdo editado pronto, é hora de distribuir!

O YouTube é o meu principal objetivo para fazer upload de meu conteúdo de vídeo. Se você não tem uma conta do YouTube, pode configurá-la facilmente quando acessar o site deles.

Criei um canal de podcast em vez de usar meu canal pessoal para fins de organização. Embora eu ache que essa não tenha sido a melhor jogada, eu apenas continuei. Talvez eu devesse ter aderido à minha pessoal e apenas criar uma lista de reprodução de podcast, já que eu tinha um pequeno número de seguidores.

Quanto ao áudio, adoro usar o Anchor.fm. Mais uma vez, é fácil criar sua conta. Depois de ter acesso, você pode fazer upload de .mp3, .wav, .m4a ou .mpg, desde que tenham menos de 250mb.

Depois de enviar o áudio, você será solicitado a fornecer um título e uma descrição. Você pode ser o mais criativo possível ao criar sua marca de podcast, mas também se concentrar em ser simples e usar palavras-chave claras.

Quando estiver pronto, você pode clicar nesse botão de publicação.

Sem mencionar, o Anchor faz todo o trabalho para você e envia seu podcast para todas as principais plataformas, como Apple, Spotify, Google e Spreaker!

QUE IMPRESSIONANTE!

o sexto passo: ouça seu público.

Você pode ter a seguinte sintonização atual e fornecer alguns comentários.

Como criador e produtor de conteúdo, você terá que ter uma mente aberta e aceitar comentários com respeito.

Talvez sua audiência queira ver mais entrevistas. Talvez eles gostem mais dos clipes curtos. Essas são boas métricas a serem consideradas ao desenvolver.

Seu público-alvo dirá o que eles querem ouvir.

Obviamente, você seguirá seu próprio plano e se manterá no tema do programa, mas pelo menos receberá informações sobre o que as pessoas estão gostando.

Essa é honestamente a melhor parte. É aqui que o crescimento acontece!

o sétimo passo: divirta-se!

Este não é realmente um passo, mas apenas um lembrete para se divertir!

Criar e produzir um podcast é muito divertido. Você começa a falar sobre o que ama, conhece novas pessoas e expande sua criatividade.

Não fique muito preso nas visualizações ou nos gostos. Concentre-se em criar ótimas conversas e relacionamentos e observe o seu jardim florescer!

Mal posso esperar para ver você se mexer e agir!

Felicidades,

Luis A Fausto