5 armadilhas freelancing comuns e como evitá-las

Etapas diárias para melhorar sua vida como freelancer

Imagem de unsplash

A economia freelancer está crescendo.

De acordo com a Forbes, os freelancers agora representam 35% da força de trabalho dos EUA.

Mais e mais pessoas estão abandonando o 9-5 e traçando seu próprio caminho, tornando-se freelancer.

Mas se você é novo ou tem vários anos de experiência, infelizmente existem muitas armadilhas às quais a maioria dos freelancers, em algum momento, será vítima.

“As coisas boas não vêm facilmente. A estrada está cheia de armadilhas. - Desi Amaz

Mas a boa notícia é que você pode fazer algo sobre eles.

Você pode aprender com meus erros.

Os freelancers equipados com todo o conhecimento e ferramentas corretos têm o potencial de prosperar nessa nova economia de shows. E as ferramentas certas incluem saber como evitar alguns dos erros mais comuns que os freelancers cometem.

Estas são 5 das armadilhas mais comuns que encontrei e as etapas que tomei para evitá-las.

1. Ficar sem dinheiro desde o início

O motivo mais comum para os freelancers desistirem de seus sonhos é que eles não têm o saldo financeiro desde o primeiro dia. O que isso significa é que você se sai bem por talvez um mês ou dois, seis, se tiver sorte, e depois tudo cai no pote.

Você provavelmente teve algumas economias, mas depois de alguns meses de ganhos fracos, você os esgotou. Soa familiar?

Você gostou muito do seu estilo de vida freelancer ... e não entendeu o quão difícil seria.

É CRÍTICO, quando você começa a trabalhar como freelancer, você entende suas necessidades de renda básica.

Essa é a quantidade mínima de dinheiro necessária para pagar o essencial:

• Comida
  • renda
  • electricidade e wifi
  • contas de telefone
  • Contas de aquecimento
  • viagem
  • um pouco de dinheiro divertido para não perder a cabeça

Por exemplo: meu aluguel é de US $ 800 por mês e preciso de US $ 50 por semana para compras, outros US $ 50 por semana para contas, inclusive. telefone celular, e digamos US $ 200 por mês para outras coisas que considero importantes (bebidas com os amigos, pegar o trem para ver meu pai ou viajar para a cafeteria).

Portanto, mensalmente, EU PRECISA estar ganhando, no mínimo, US $ 1.400.

Se eu não estiver ganhando $ 1.400, estarei queimando minhas economias.

Faz sentido?

ESTE NÚMERO DEPENDE DA SUA SITUAÇÃO.

Certifique-se de levar em consideração quaisquer obrigações dentro de suas necessidades de renda básica - contratos, hipotecas, compromissos, empréstimos para estudantes, arrendamentos, contas, etc.

O truque é entender qual é o seu nível financeiro mínimo e garantir que você faça esse valor A CADA MÊS.

Depois disso, é tudo molho - compras, viagens, jantares, economize alguns para um fundo de dia chuvoso.

Uma ressalva importante; você lutará muito para fazer esse valor desde o primeiro dia. Ou dia dois. Ou mesmo dia 100.

Portanto, você deve ter pelo menos 6 meses de economia em sua conta (de preferência mais de 12 meses) e um plano de backup *.

Porque você levará pelo menos três meses antes de chegar perto de ganhar seus ganhos básicos.

O principal argumento aqui é ser realista. Leva muito tempo para entrar em um bom fluxo financeiro quando você é freelancer e, mesmo com vários anos de experiência, ainda pode se encontrar rapidamente em apuros. Certifique-se de fazer seus gastos essenciais todos os meses.

Enquanto freelancer não é só dinheiro, se você está aquém mês após mês, precisa ser real consigo mesmo. Reduza seus custos ou procure maneiras de ganhar mais, o que pode incluir procurar um emprego.

* Por plano de backup, quero dizer uma cama para dormir.

2. Falta de renda sustentável

Quantos freelancers ficam desanimados quando perdem um grande arremesso?

Ou quando eles perdem um de seus maiores clientes?

Ou pior, quando percebem que a área em que se especializam não está mais em demanda?

Todos esses cenários levam a um freelancer frustrado e triste com uma renda altamente instável.

Já aconteceu comigo, provavelmente mais vezes do que eu gostaria de admitir ...

Aqui está a minha chave:

Diversificação.

Para mim, diversificação significa gastar tempo com diferentes clientes e tipos de trabalho. Minha renda vem da escrita, análise financeira e meus negócios.

Para cada um desses fluxos, tenho vários clientes e várias maneiras de encontrar clientes.

Se alguém cair, não estou totalmente ferrado, porque posso dar a volta em outros projetos.

Diversificação também significa algo mais importante:

-> Uma estratégia de marketing.

Eu diversifico meu tempo entre trabalhar e tentar encontrar trabalho.

Não coloque todos os seus ovos na cesta de trabalho.

Mesmo quando você está ocupado, deve continuar aplicando e lançando trabalhos, além de manter seus perfis atualizados. Isso, além de garantir fluxos de receita de diferentes linhas de trabalho, garantirá um fluxo constante de clientes nos próximos meses.

3. Trabalhando o tempo todo

Não fique estressado com a má gestão do tempo.

Ao iniciar pela primeira vez, pode ser difícil tentar estimar quanto tempo um trabalho levará. É uma habilidade que melhora com o tempo, mas, francamente, você realmente aprenderá com a experiência.

Tente contratar trabalhos menores no início para ter uma noção de quanto tempo as coisas levarão. Aplicativos e sites de rastreamento de tempo (eu gosto do tmetric, é gratuito) também podem realmente ajudar, para que você possa ver para onde está indo o seu tempo.

É incrível quanto tempo as coisas levarão quando você adicionar todos os pequenos pedaços aqui e ali. Se você estiver gastando 2 horas em um projeto, verifique se está cobrando por essas 2 horas.

Programe seus dias para que você não fique estressado com o número de entregas em um dia e não esqueça de definir vários dias por semana para não fazer absolutamente nenhum trabalho. A maioria das pessoas escolhe sábado e domingo, mas depende de você.

E sempre, sempre, superestime.

Se você superestimar o tempo que algo levará, o pior cenário será entregar o trabalho dentro do prazo; o melhor caso é que você será feito mais cedo.

Não se afaste de uma tarefa com um amplo escopo e pouco pagamento.

Pense em como avaliar seu tempo com eficiência. É difícil, mas você chegará lá!

4. Falta de atitude profissional

Freelancing não significa digitar algumas coisas no seu laptop enquanto estiver usando seus PJs.

Também não significa que você pode tirar férias quando quiser.

Dá trabalho.

E para trabalhar, você precisa de uma atitude profissional.

Aqui estão as coisas que me ajudam a manter a tude certa:

• Vista-se, tome café da manhã e prepare-se para o dia. Não há PJs aqui. PJs = tempo frio (ajuda massivamente na separação mental).
  • Obtenha uma área de trabalho dedicada. Sente-se direito! Faça da sua zona de trabalho.
  • Mantenha um cronograma de trabalho (aproximado). No mínimo, isso costuma ser das 9h às 12h para mim. Tudo o que funciona para você. A rotina me ajuda a manter o foco.
  • Adote a abordagem mental correta. Reconheça e trate seu trabalho freelance como deveria ser tratado. Respeite seus clientes e eles o respeitarão.

Levei alguns meses para desenvolver a atitude profissional certa, mas fez uma enorme diferença quando o fiz.

5. Falhas de comunicação

Eu sei eu sei.

Você odeia falar ao telefone. Eu também, especialmente quando é tarde na sexta-feira à tarde.

Mas fazer uma ligação rápida é muito, muito menos doloroso do que uma série de e-mails confusos que provavelmente não serão resolvidos antes do final do dia.

Os e-mails invariavelmente levam os clientes e freelancers a tentar adivinhar o que o outro está tentando dizer, ou interpretando mal o tom ou o contexto.

Basta ligar para eles!

Isso ajudará a quebrar o gelo e obterá as respostas para suas perguntas mais rapidamente e com mais eficiência.

Excelentes habilidades de comunicação proporcionam um longo caminho como freelancer e, ao telefonar para os clientes sempre que possível, você pode realmente causar uma boa impressão.

Dica de bônus: geralmente vale a pena enviar um e-mail de acompanhamento após uma ligação, apenas para garantir que você tenha a conversa por escrito e para confirmar que ambos estão na mesma página.

E finalmente (eu sei ... isso deveria ser um artigo de 5 dicas ...):

6. Vida Social Zero

Uma das maiores coisas que sinto falta em trabalhar em um escritório na falta de interações sociais.

• O que você esta afim de fazer neste final de semana?
  • Vou tomar um café, quer vir?
  • Omg, você viu o episódio da noite passada ?!

A maneira como abordo isso é de duas maneiras:

# 1 faça um esforço para fazer uma ligação com os clientes

Ver ponto 5.

Especialmente se você nunca conheceu a pessoa, essa é uma ótima maneira de criar confiança e rappor, e lhe dá a chance de ter um pouco de brincadeira.

Além disso, quando um cliente confia em você, ele continuará voltando para você para obter mais informações.

# 2 fazer um esforço para participar de atividades sociais fora do trabalho

Seja uma aula de ginástica, voluntariado ou alguma forma de clube social, é ainda mais importante se envolver em atividades sociais que resultam do trabalho quando você trabalha para si mesmo.

Dê a si mesmo uma folga completa do trabalho e saia de casa ao mesmo tempo.

Não se torne um recluso social!

Também é uma maneira divertida de se envolver na comunidade local, algo que você não obtém como freelancer.

Você trabalha para si mesmo? Quais são algumas das suas armadilhas comuns? Como você os vence?

Deseja que pequenos pedaços de inspiração e conselhos sejam entregues diretamente na sua caixa de entrada? Inscreva-se para receber atualizações por e-mail -> Vamos manter contato.