4 tipos de clientes freelancers e como fazê-los felizes

Agradar as pessoas nem sempre é uma fraqueza

Foto de Ali Yahya no Unsplash

Eu sempre fui um prazer para as pessoas.

Como fraqueza, é uma coisa terrível. (Você se aproveita de ... muito. Mas, em um determinado momento, comecei a perceber que esse também era um dos meus maiores pontos fortes. Depois de uma vida estudando o que faz as pessoas felizes, comecei a aplicar esse conhecimento a meus relacionamentos freelancers e as coisas nunca foram melhores.

Agora, sou capaz de fazer a conexão entre o que meu cliente está solicitando (ou como ele está solicitando) e qual resultado o fará mais feliz. Isso me permite ir além de uma maneira que eu nunca poderia se olhasse apenas para a tarefa. Também me ajudou a identificar certos tipos de clientes com os quais trabalhei repetidas vezes e com o que esses clientes mais precisam no final.

1. O Cliente dos Sonhos

Foto de CoWomen no Unsplash

Este parece um acéfalo, certo? Todo freelancer sonha com esse cliente com quem você clica. Você ama o tipo de trabalho que eles pedem, eles “entendem” como você faz as coisas, é apenas perfeição do começo ao fim. Mas um relacionamento com o cliente dos seus sonhos exige trabalho, assim como com qualquer outro cliente. A única diferença é que, em vez de agendar falhas ou expectativas irreais, você está lutando contra a complacência. Isso é tudo sobre você.

3 etapas para fazer seu cliente ideal feliz:

1. Incentivar. Não tome seu cliente dos sonhos como garantido. Só porque eles são o seu cliente ideal, não significa que você é o freelancer ideal, portanto, verifique se eles têm um motivo para ficar com você. Ofereça vantagens pela lealdade à sua marca.
  2. Permaneça profissional. É fácil se aproximar dos clientes com os quais você tem um bom relacionamento. Diria até que desenvolvi amizades com alguns dos meus, mas é importante nunca esquecer que seu cliente é seu chefe. Não fale mal de outros clientes para que se sintam bem e nunca seja mais casual do que em suas comunicações.
  3. Mantenha seus padrões pessoais altos. Repetir o trabalho pode começar a parecer obsoleto, mesmo se você realmente gosta da pessoa com quem está trabalhando. Encontre maneiras de mantê-lo atualizado e, acima de tudo, não deixe a qualidade do seu trabalho apenas porque você assume que seu cliente pensa o mundo de você.

Não se esqueça de pedir feedback ao cliente dos seus sonhos de vez em quando. Isso mostra que a satisfação deles ainda é uma prioridade para você. Dê a eles uma experiência que o diferencia de outros freelancers.

2. O Jack-in-the-Box

Foto por Web Hosting no Unsplash

Este cliente tem muito trabalho para você. Tipo, muito trabalho. Ou pelo menos foi o que ele disse há três semanas. Desde então, houve grilos e você fez outro trabalho para preencher a lacuna deixada em seu rastro. Então você acordou hoje de manhã com um e-mail com o trabalho de um mês que ele precisará em duas semanas, no máximo. Agora você está se debatendo porque, apesar de cifrões estarem dançando em sua visão, o tempo que você disse que iria separar passou nessas três semanas de silêncio no rádio.

Para alguns clientes, esse é um padrão tão previsível que você pode realmente calibrá-lo, depois de saber como a história deles se passa. Se você tem muita flexibilidade para esse tipo de coisa (ou uma agenda cheia de clientes mais consistentes com os quais você pode acertar o relógio), talvez não sinta a necessidade de tomar qualquer ação. Se, no entanto, você é como a maioria de nós e não consegue largar tudo quando o Jack-in-the-Box aparece com mais de 20 horas urgentes de trabalho, você trabalhará melhor com alguns limites.

3 etapas para fazer feliz um Jack-in-the-Box:

1. Definir limites. Este é honestamente o meu conselho para qualquer relacionamento que você já tenha, mas é especialmente importante nesse cenário. Informe ao seu cliente exatamente quanto aviso você precisa para concluir razoavelmente o tipo de tarefa que ele normalmente fornece. Almofada essa citação generosamente. Mesmo se você precisar apenas de 48 horas dessa vez, poderá estar muito mais ocupado da próxima vez.
  2. Fique firme. Esteja pronto para alguma reação. Jack-in-the-Box não gosta de saber que algo não vai funcionar no último minuto. O problema é que ele sempre se comunica com você no último minuto. Esse não é um problema do "você".
  3. Propor um contrato de retenção. Se o seu Jack-in-the-Box lhe chega regularmente com o trabalho que você gosta de fazer e com um orçamento saudável, veja se ele é receptivo a um contrato de retenção. Deixe claro no contrato que você não pode ser responsável por inventar tarefas que não chegam a você a tempo. Você é pago, não importa o quê, e eles são incentivados a se comunicar de maneira eficaz.

Os Jack-in-the-Box são do jeito que são, porque eles (ou as pessoas para quem trabalham) lutam com a administração do tempo. Se você deseja estabelecer limites com esse tipo de cliente, precisa ter um alto nível moral nisso. Não coloque as coisas em segundo plano só porque fizeram o mesmo por você. Coloque o trabalho deles no padrão em que você se comprometeria com qualquer outro cliente e faça-o no prazo.

3. O perfeccionista

Foto de Amy Hirschi em Unsplash

Sejamos realistas aqui, estamos falando de microgerenciadores. Você terá sua parte, e não há problema em considerá-los desafiadores. Clientes perfeccionistas gostam de escolher detalhes. Eles querem saber onde você está, a cada passo do processo. Seus projetos são seus bebês, e eles não querem nada além do melhor para seus bebês.

Se eu fosse um cliente, seria quase definitivamente um micro-gerente. É por isso que eu secretamente amo trabalhar com eles! Não há nada mais profissionalmente satisfatório para mim do que fazer um microgerenciador feliz. Eis o porquê: muitas vezes acho que os clientes que tentam me administrar de forma inadequada não querem me contratar. Eles queriam fazer o trabalho eles mesmos, eles estavam sobrecarregados demais. Quando os faço perceber que entendo a visão deles e me dedico a dar vida exatamente como eles sonharam, quase sinto o alívio irradiando pela Internet.

3 etapas para fazer felizes perfeccionistas:

1. Responda a tudo. Mesmo a menor solicitação ou sugestão é importante para esse tipo de cliente. Eles querem saber que sempre foram ouvidos. Quando estou colaborando no Google Docs, por exemplo, respondo aos comentários deles em vez de clicar em Resolver, mesmo que seja apenas uma observação rápida para dizer que eu o corrigi. Eu deixo que eles decidam quando algo é resolvido.
  2. Responda antes que eles perguntem. Os microgerenciadores temem o desconhecido. Você pode aliviar esse medo expondo seu processo desde o início. Eu tenho um pacote que geralmente envio quando estou a bordo de um novo cliente que faz exatamente isso (na verdade, recebi a idéia de um dos meus clientes favoritos de todos os tempos, um fotógrafo que jura por isso com seus próprios clientes).
  3. Conheça seus limites. Perfeccionistas não são para todos. Eles precisam de muito entendimento. Se você não é alguém que pode trabalhar bem com microgerenciadores, é melhor evitá-los completamente, se puder. Eles o estressarão e seu trabalho os desapontará.

É possível fazer um micro-gerente feliz. Ainda assim, eles têm uma tendência desagradável de se colocar à sua maneira e isso é um problema quando se trata de produtividade. Você pode perceber que eles estão solicitando alterações e, posteriormente, solicitando que você desfaça essas alterações sem ter idéia do que está fazendo. Eles podem exigir muito do seu tempo por nenhuma outra razão senão porque desejam segurança constante.

É aí que você se beneficiará conhecendo seu próprio processo e comunicando esse processo a eles desde o início. Estabeleça limites com seu amigo perfeccionista e esteja pronto para lembrá-lo educadamente desses limites quando as coisas começarem a ficar fora de controle.

4. Aquele que escapou

Foto de Jesus Kiteque no Unsplash

Você pensou que ele tinha certeza de ser um cliente dos sonhos e, em seguida, ele o deixou com uma caixa de entrada vazia e um buraco no seu calendário. Você seguiu, mas sem sucesso.

Você quer esse trabalho de volta. Você quer uma chance de consertar as coisas. Acima de tudo, você só quer saber o que deu errado. Dói quando um cliente potencial promete a você o mundo e depois o fantasma, mas a única maneira de lidar com essa situação é com uma dose saudável de realidade.

3 etapas para fazer feliz quem ficou feliz:

1. Você provavelmente não pode. É por isso que eles escaparam, não o que pode escapar. O que quer que tenha acontecido, há muito tempo se foi.
  2. Você não quer, de qualquer maneira. Porque nem todo trabalho é adequado, e tudo bem.
  3. Na verdade, você realmente precisa seguir em frente. Existem outros clientes por aí que gostam de você. Você está desperdiçando seu tempo atrás daqueles que não!

Obviamente, você sempre pode se beneficiar de um curto período de análise após a conclusão de um acordo promissor. Se você estiver perdendo várias transações, uma após a outra, convém procurar padrões. Pegue o que aprendeu e leve-o para o próximo emprego. Quando voce conhece melhor voce faz melhor.

Mas depois de fazer isso, é hora de montar a próxima proposta. Siga em Frente. O seu cliente dos sonhos está lá fora, esperando por você.