Reflexão de 2019: Como se preparar para a morte (algo que você não pode escapar)

Todo ano, envio uma carta de reflexão sobre como foi meu último ano. Este ano eu queria compartilhar um guia sobre: ​​"Como se preparar para a morte". Mórbido, eu sei, mas é algo que consumiu minha vida nos últimos anos.

E também é uma coisa que todos temos em comum, independentemente de raça, nacionalidade, religião, sexo ou riqueza ... a única coisa garantida é que um dia daremos nosso último suspiro e, assim, partiremos. Agora, se você está se perguntando por que está compartilhando isso, é comum encontrar pessoas que não percebem o que é um presente, viver, respirar e ser.

Os últimos dois meses foram difíceis. Meu mundo virou de cabeça para baixo quando minha tia Nelly, uma das minhas pessoas favoritas, minha segunda mãe e uma grande amiga, faleceu de câncer.

Câncer é estranho. Por um lado, é uma pena ver alguém que você ama sofrer, mas também lhe dá a chance de dizer adeus e também é uma oportunidade para o personagem de alguém brilhar. Ao entrarmos em uma nova década, desejo transmitir essas lições aprendidas nas três "fases da morte" que experimentei enquanto ajudava minha tia a se preparar para a morte dela.

Primeira fase: ao vivo agora

Viva sua melhor vida

Quando meu pai foi diagnosticado com câncer, pensei ingenuamente que todos tinham coisas em sua lista de desejos que sempre quiseram fazer, mas nunca tiveram. Fiquei impressionado, tinha assistido a Bucket List, mas quando perguntei a meu pai:

“O que você quer fazer antes de ir? O que há na sua lista de baldes "

Ele disse: "Eu fiz tudo". Ele viveu sua melhor vida, completou todos os sonhos que sempre desejou. Então, quando minha tia recebeu seu diagnóstico, tivemos inúmeras conversas sobre seus sonhos e desejos, de como ela sempre quis ir em aventuras como caminhar pelo Caminho de Santiago ou caminhar pelo monte Fuji ou se tornar um árbitro para poder assistir tênis todos os dias.

Mas o único sonho, a única coisa que ela realmente queria mais do que tudo, era ver seus filhos se formarem e completar seu dever de educar seus filhos. Esse se tornou o único objetivo, a estrela do norte em que nos concentramos toda vez que íamos a uma consulta ou quando ela se sentia abatida e esgotada de um tratamento.

Lembrei-lhe sobre como seria maravilhoso ver os meninos se formarem. Quando o dia da formatura aconteceu, era estranho perceber que ela iria embora em breve. Era o que ela dizia: "Eu fiz tudo".

Item de Ação: Então, para você, você já pensou sobre o que deseja fazer nesta vida?

• Você sabe o que é importante para você, grande ou pequeno?
  • Você se cerca de pessoas que ama?
  • Você vai nas aventuras que você sempre quis fazer?
  • Você causa esse impacto que aspira?

Fase Dois: Operações Vivas

Seu administrador (isso não é tão emocionante, mas importante)

A maioria das pessoas não gosta de administrador. O administrador da morte é o tipo de administrador menos favorito; 87% dos adultos que trabalham em Cingapura nem sequer têm vontade.

Quando você perde alguém, chora, chora, se sente triste, pode até sentir raiva, mas imagine como é frustrante quando você também precisa navegar pelo administrador. Quando meu pai foi diagnosticado e me disseram que ele tinha menos de um ano de vida, ele estava trabalhando na Arábia Saudita, teve que se mudar, foi fazer uma cirurgia em Cingapura e depois voltamos ao Egito em 11 meses. Muita coisa aconteceu ... rapidamente.

Eu tinha acabado de completar 21 anos e minha mãe era estrangeira no Egito. Nós dois tivemos dificuldade em navegar no processo. Até descobrimos que algumas das propriedades que meu pai possuía não tinham suas ações emitidas.

Não sou advogado nem consultor financeiro, mas existem inúmeras ferramentas e aplicativos disponíveis para ajudá-lo com o administrador da vida. Ou mesmo comece com uma pasta / folha do Google, salvando todas as suas informações assim:

• Bens (propriedades / ações / dinheiro / contas bancárias / jóias)
  • Passivo
  • Seguro de vida
  • Indicação CPF (se você estiver em Cingapura)
  • E qualquer outra coisa que seja importante para você ...

No caso da minha tia, como o marido está em estado crônico, também tivemos que garantir que seus filhos tivessem acesso a contas bancárias e uma procuração duradoura para administrar em nome do pai. Construímos uma pasta impressa listando tudo para que eles pudessem navegar pelo administrador da morte a partir daí. Certifique-se de facilitar para seus entes queridos.

Item de ação: comece a listar o que você possui. Converse com seu parceiro / cônjuge / pai / melhor amigo. O que você quer fazer com suas coisas? Talvez use uma ferramenta como o Memori para escrever sua vontade ou procurar no Google serviços legais em sua cidade.

Fase três: vivendo seu legado

O que acontece quando você está prestes a ir ... ou partir?

Para esta etapa, é realmente difícil, porque nenhum de nós quer pensar na morte. Como seres humanos, sobrevivemos e prosperamos pensando que viveremos para sempre.

Precisamos pensar em questões difíceis como: “Qual legado você deseja deixar? Que tradição você quer continuar? ”

Minha tia nunca quis ser um fardo para ninguém. Isso incluía não querer ser ressuscitado. Então, quando chegou a hora, eu tive que respeitar seus desejos e a vi dar seu último suspiro.

Seu funeral foi como ela solicitou, um grande funeral islâmico onde centenas vieram para orar, lamentar e celebrar sua vida. Lavei seu corpo morto (um ritual que fazemos no Islã) exatamente como ela me pediu.

Minha tia também era uma filantropo maravilhosa e desejava continuar dando. Agora, infelizmente, não tínhamos tempo, e ela não havia preparado.

Mas se é algo em que você está pensando, pode estabelecer uma relação de confiança e ter seus lucros distribuídos para poder continuar dando doações continuamente, mesmo na morte.

Item de ação: Qual legado você deseja deixar? Que tradição você quer continuar?

A morte é um lembrete para viver nossa melhor vida

Tive o privilégio de ajudar minha tia neste capítulo de sua vida. Ajudá-la a se preparar para a morte me lembrou o que significa viver. Estar alinhado com meus valores.

Minha tia era uma mulher notável. Ela sempre honrou sua palavra, a maneira como se sustentava, os padrões que estabeleceu para todos ao seu redor. Ela era gentil, estava doando e quando se deparou com a morte, ficou sem medo.

No funeral dela, era disso que as pessoas se lembravam: seus valores, seus atos de bondade.

A vida nos dará bons e maus momentos, mas a morte nos lembra que nosso tempo aqui é arbitrário. Você vai fazer valer a pena? Então, minha pergunta para você é: se amanhã é o seu último, você estará pronto para isso?

Que história você quer deixar para trás?

Se você quiser ler as reflexões anteriores:

Reflexões de 2018: O Ano da Rendição

Reflexão de 2017: super-heróis são superestimados