13 coisas que aprendi sobre escrever poesia na última década

Pesquisei recentemente meus e-mails antigos, procurando algo específico para enviar a um amigo, e me deparei com um conjunto de poemas que havia escrito em 2010 e 2011. Enviei-os por e-mail para mim, provavelmente para imprimi-los para um microfone aberto ou para colar em algum notebook que foi enterrado a tempo.

Alguns deles me lembro de escrever vividamente, outros não tenho lembrança de nada! Era como ler as palavras de outra pessoa. Eu tinha 18 anos, no início do meu primeiro ano de universidade, e ler a poesia é uma janela estranha para o meu eu mais jovem. Toda essa inocência, autoconsciência, idealismo e vulnerabilidade. Meu Deus. Ser adolescente é o pior.

Os poemas não são ótimos de forma alguma, mas são charmosos. Eu estava apenas começando a escrever e não sabia muito sobre o formulário.

Depois de 10 anos, aprendi bastante sobre escrever. Minha poesia mudou e (espero) melhorou como resultado, mas não cabe a mim julgar! De qualquer maneira, aqui estão as regras que sempre tento seguir quando estou escrevendo.

Escreva como se ninguém fosse ler.

Isso não significa compartilhar necessariamente seus segredos mais profundos, sombrios ou embaraçosos. É mais sobre se livrar daquela voz em sua cabeça que está constantemente dizendo 'mas o que as pessoas vão pensar?'. Se você ouvir isso, naturalmente escreverá de maneira mais reservada e conservadora.

A página é sua. Encha-o com todas as idéias estranhas que você quiser. Enlouquecer, escurecer, ficar bobo, perturbar, ficar sentimental demais. Se você não tirar tudo isso da cabeça e entrar na página, nunca chegará ao coração daquilo que é capaz de criar.

Dito isto, se você quiser melhorar como escritor, precisará compartilhar sua redação eventualmente. Mas saia primeiro, então você pode se preocupar com essa parte mais tarde!

Você vai odiar o que escreve 90% do tempo. Mas não deixe que isso te impeça.

Quando se trata de escrever ou criar algo, provavelmente, você sempre será o seu crítico mais severo. Claro. Você conhece todas as inúmeras maneiras de escrever algo de maneira diferente.

Você inevitavelmente gastará muito tempo escrevendo coisas que não considera muito boas. E isso pode ser profundamente desmoralizante. Eu, pessoalmente, passei meses e anos até não sendo capaz de escrever nada com o que estou feliz.

Mas nunca se livre disso! Faça uma pausa, olhe para trás daqui a um mês e você poderá ver algo interessante que estava ocupado demais sendo difícil de ver na hora.

Além disso, não se force a escrever sem parar. Leia, vá a noites de poesia e oficinas de redação, assista a filmes ou peças de teatro, vá a galerias de arte, saia com amigos, vá dançar, faça coisas e poderá encontrar novas idéias ou pensamentos que o inspirem.

Seja preciso com suas palavras e estrutura - sempre pergunte o porquê.

Falando em ser seu próprio crítico mais severo, também sou meu editor mais severo! Para mim, o estágio de edição é onde o poema é realmente criado. Essa primeira fase da escrita é apenas eu, tirando meus pensamentos.

Enquanto estiver editando, questionarei absolutamente tudo. Esta palavra está correta ou eu a escolhi porque não me incomodava em encontrar uma palavra melhor? Eu gosto dessa frase, mas ela se encaixa no poema como um todo? Essa linha é boa ou eu a incluí apenas porque rima? Esse poema seria mais poderoso com um esquema ou estrutura de rima diferente?

A edição é basicamente eu lutando com minha própria preguiça! Portanto, não me apresso a terminar um poema apenas porque estou cansado de trabalhar nele.

A estética não substitui a honestidade.

Quando você escreve há um tempo, aprende a fazer as palavras parecerem bonitas, a criar ritmos ou fluxos surpreendentes. Este é um estágio perigoso, porque é muito fácil cair na armadilha de sacrificar a honestidade de suas palavras pela estética.

Sempre questione o que uma linha está adicionando ao seu poema. Se apenas ... soa bem, então jogue fora!

E quando estiver editando, tenha cuidado para não tirar a vida de seu poema por uma questão de estilo. Há uma linha tênue entre a edição para tornar seu trabalho mais forte e a edição excessiva até parecer inteligente, mas não significa nada.

A poesia da página e a palavra falada são bestas muito diferentes - decida qual você está escrevendo.

Quando você está fazendo poesia, o público tem muito menos tempo para processá-lo do que teria se estivesse lendo em uma página, por isso é bom repetir seu argumento várias vezes de maneiras diferentes para ajudá-lo a entender.

Também há muito mais distrações, então acho melhor ter uma estrutura de ritmo e rima mais flexível e variável, para que as pessoas se divirtam continuamente, se surpreendam e prestem mais atenção.

Com a poesia da página, menos é sempre mais. Você pode ser econômico com o seu idioma e menos transparente na maneira como transmite suas idéias, porque as pessoas passarão mais tempo com ele. Você também pode usar uma estrutura e ritmo muito mais regulares, se quiser.

Obviamente, essas não são regras rígidas e rápidas. Qualquer poema pode ser executado ou lido e ainda funcionar. Mas todo poema sempre se encaixa muito melhor em um ou outro formato.

O formulário é tão importante quanto as palavras.

Costumava virar o nariz para formas poéticas. Sonetos, haikus, dísticos, todos eles poderiam ir para o inferno no que me dizia respeito. Eu sou um espírito livre, um verdadeiro original. Minhas idéias não podem ser constrangidas.

Felizmente, aprendi desde então que não sou melhor que Shakespeare e Bashō. E esse verso livre e em branco é totalmente bom, mas se você pensar apenas nas palavras e não na forma em que as apresenta, estará perdendo metade das ferramentas à sua disposição.

Você pode escolher um formulário que elogie suas palavras - se estiver escrevendo algo simplista, leve ou cômico, que pode ser uma rima da ABAB. Se você está tentando transmitir uma ideia ou argumento muito específico, pode usar uma estrutura de soneto ou villanela, que ambos usam dísticos finais.

Você pode usar uma forma que conflite com seu poema, digamos uma rima ABAB com um poema bastante melancólico. E não há nada que o impeça de criar seu próprio formulário.

Subverter uma forma regular no meio de um poema também pode ser uma maneira muito poderosa de indicar uma mudança ou perturbar as pessoas.

A poesia confessional não é necessariamente boa poesia.

Eu nunca escrevo bem quando estou com raiva ou chateado. Embora escrever nesses momentos possa ser muito, muito catártico e, às vezes, haja algo que possa ser aproveitado na edição, ele geralmente pode parecer mais uma entrada de diário irritada do que qualquer coisa de valor artístico.

Lembre-se de que apenas porque uma experiência é importante para você, não será necessariamente de interesse para mais ninguém! E os detalhes da sua experiência não são poesia em si. A poesia vem de como você enquadra a experiência. Como você escolhe contar essa história e por que está escolhendo contá-la. O que as pessoas receberão com a narrativa.

Há um número infinito de opções que você pode fazer ao escrever, portanto, não se contente com a primeira que você pensa!

Se você não mudar seu tom, seu poema fica entediado rapidamente.

Sejamos honestos, ninguém quer ler ou ouvir dez minutos de sincera solenidade. Eles desligam. E isso não ocorre porque a atenção deles é muito curta ou eles não estão se esforçando o suficiente. É porque se você tocar apenas um tom com seu poema, é impossível que ele carregue algum peso.

Se você está constantemente triste, por exemplo, não será lamentável porque não há nada com o que comparar. Se, no entanto, você injeta algum humor, uma ou duas frases engraçadas, a tristeza pode ser elevada à tragédia.

Da mesma forma, se o seu poema é engraçado, ele começa a parecer implacável, e não divertido. Então misture tudo!

Tenha cuidado com a alegoria e a metáfora - elas podem facilmente parecer artificial.

É tão fácil recorrer a clichês que, muitas vezes, eu nem percebo que estou fazendo isso. Sim, a chuva lá fora reflete minha tristeza. Sim, as folhas que caem das árvores me representam seguindo em frente. Sim, aquele cachorro dormindo ali é a alegoria perfeita para a busca inútil da humanidade por significado em um mundo sem sentido, e devemos nos contentar apenas com esse cão e -

Acho que a coisa mais importante que aprendi é que nem tudo é sobre mim, e nem tudo que vejo é diretamente relacionado às minhas experiências pessoais. Especialmente quando se trata de natureza.

Em vez de pensar dessa maneira, pense em detalhes. Pergunte a si mesmo qual é o valor da comparação que você está fazendo, qual é a precisão. Permaneça o mais sincero e preciso possível sobre o que você está tentando transmitir e essas ilusões forçadas ou clichês logo começarão a parecer o que são, impensadas e preguiçosas.

Nunca explique demais o seu poema.

Há tanto, senão mais, poder nas palavras que você não usa como as que você usa. O ouvinte ou leitor deve sempre ter espaço para descobrir o que está acontecendo em um poema, o que significa ou o que significa para eles.

Se você explicar completamente do que está falando, não importa quão profunda seja sua ideia, ela nunca ficará com as pessoas da mesma maneira. É como assistir a um filme que é tudo exposição. Você fica entediado, para de pensar, porque não está pedindo nada de você.

Para mim, o truque para evitar isso vem na edição. Quando você estiver lendo seu trabalho, poderá identificar os lugares em que oferece muitas explicações. Eu sempre corto essas linhas imediatamente. Se o seu poema não faz sentido sem ele, você saberá que ainda não terminou.

Mas nunca complique demais.

A poesia não precisa ser instantaneamente acessível a todos; de fato, ela se beneficia de ser escrita de uma maneira que leva um pouco de tempo para entender.

No entanto, não deve ser obscuro por ser "artístico". Na minha opinião, isso faz com que a poesia seja elitista, pretensiosa e fria. Este é um assunto espinhoso. Quem sou eu para dizer o que é obscuridade deliberada, o que é elitista e o que é apenas poesia que é um pouco mais complexa e que vale a pena gastar mais tempo retirando?

Eu não tenho uma resposta para isso. Mas, para evitar obscuridades desnecessárias em meu próprio trabalho, sempre faço minha linguagem o mais acessível possível no contexto do poema.

A inspiração não pode aparecer no vácuo. Se tudo mais falhar, roube de outras pessoas.

Eu costumava (e ainda o faço, se for honesto) ficar com a ideia de originalidade. O que estou oferecendo diferente? O que estou trazendo para a mesa que adicionará algo novo aos milhares de poemas já publicados por aí?

Perguntas como muitas vezes podem me colocar em um estrangulamento até que eu não possa escrever nada. E eles não são úteis! A única pergunta que você deve se fazer com regularidade é: você gosta de fazer isso? Se a resposta for sim, continue fazendo isso.

Passei provavelmente um bom ano escrevendo poemas uni que eram basicamente cópias de carbono de poemas de ee cummings. Eu estava obcecado. E tudo bem. Você não deveria ter vergonha de copiar as pessoas por um tempo! A imitação pode ajudá-lo a aprender novas maneiras de escrever e a entender o que exatamente você gosta nesse estilo.

Então foda-se ser original. Roube idéias de quantas pessoas puder e seu próprio trabalho será mais rico e interessante para isso. Sua voz única, ou o que quer que seja, virá eventualmente.

Você pode escrever sobre qualquer coisa.

Ok, isso parece óbvio, eu sei. Mas acho que ainda vale a pena dizer. Eu não sei sobre você, mas quando eu estava na escola, encontrei muitas poesias que lemos muito pouco inspiradoras e secas. Talvez goste se o reler agora, mas, na adolescência, tudo o que vi foram adultos escrevendo poemas obscuros e pretensiosos sobre grandes assuntos e temas nos quais não me interessava.

Por um longo tempo, pensei que a poesia tivesse que ser essa forma de arte realmente elevada. Que todo poema tinha que ter uma mensagem incrivelmente profunda. E, com certeza, você pode escrever poemas incríveis sobre se apaixonar, partir o coração e todo o GRANDE MATERIAL. Mas você também pode escrever poemas incríveis sobre ficar em casa comendo torradas. De fato, por favor. Eu adoraria ler mais poemas sobre isso.

Você pode ler minha poesia em @ poppy.poet no Instagram.