12 dicas e truques para aprender a codificar (porque 10 era muito curto)

1 - Aprenda o idioma que você gosta, não o que é o hype do momento

Essa é a regra de ouro: aprenda enquanto se diverte ou pelo menos gosta do que está fazendo. Não se concentre no idioma do momento. Se desligar, você não chegará a lugar algum. Além disso, esse campo está evoluindo muito rápido. O Javascript, por exemplo, foi particularmente desacreditado antes de o HTML5 ser mencionado e se tornar um dos pilares da Web. O importante é que o idioma escolhido estimule sua curiosidade e seu desejo de aprender. Também é mais interessante ter desenvolvedores com várias facetas do que perfis exatamente semelhantes. Além disso, você sempre encontrará uma solução para atingir seus objetivos. Por exemplo, o casal PHP - MySQL sempre me colocou no ramo de banco de dados. Isso não me impediu de superá-lo, me divertindo com linguagens e meta-linguagens como Rebol (agora vermelho), Python e XML.

2 - Encontre um projeto pelo qual seja apaixonado e realize-o com sucesso

O principal defeito de alguns manuais ou treinamento de código é a falta de casos concretos. Você recebe os comandos um após o outro, mas o fichário está quase ausente. É como aprender palavras, frases sem nunca ter uma conversa. Por exemplo, recebi um tapa na cara na primeira vez que realmente vim para a Inglaterra por um tempo. Nada a ver com o inglês da escola. Felizmente, não demorou muito tempo para me adaptar e mergulhar no ótimo banho linguístico. O grande objetivo é, portanto, um projeto que o fascina, para o qual você encontrará tempo e energia para pensar, desenvolver, talvez e certamente quebrar seus dentes. Não importa se esse tipo de software já existe. É sempre mais interessante fazer você mesmo. Responda a uma necessidade, um desejo. Por exemplo, crie uma ferramenta para complementar outra de suas paixões. Seja criativo.

3 - Des dramatização

Você está aprendendo um novo idioma. Imagine-se em um país estrangeiro, onde você conhece apenas algumas palavras e onde o computador é seu único interlocutor. Você pede o sal. Ele responde que ele não entende. Você pergunta novamente a ele de uma maneira diferente. Ele traz para você o açúcar. Nada sério. Apenas um problema de compreensão. Sua vida não está em risco neste momento e o computador não riscará sua cópia digital com uma grande linha de lápis vermelho ou explodirá depois de exibir um grande “erro de sintaxe” piscante.

4 - Passo a passo e faça um pouco todos os dias

10 minutos por dia ou 5 horas a cada quinzena não fará de você um desenvolvedor. É melhor aprender e praticar um pouco todos os dias. A boa regularidade facilita a memorização. Também não mire muito alto desde o início. Você pode ficar desapontado. No campo da programação de computadores, é fácil imaginar se tornar bilíngue da noite para o dia. Isso requer um pouco mais de paciência, mas seus esforços sempre serão recompensados.

5 - Saber pausar

Às vezes, é necessário saber como abandonar temporariamente o que você está fazendo para retornar a ele melhor. Ficar preso na frente do computador não vai lhe trazer inspiração. Você ficará ainda mais perdido. Quando não entendo mais nada, saio muitas vezes do computador, pego uma folha de papel e tento expressar meus pensamentos de uma maneira simples. Isso me permite ver com mais clareza e encontrar o lugar onde me perdi no código. Sinta-se livre para seguir para outra coisa, algo completamente diferente. A solução de um pedaço de código que torturou minha mente recentemente apareceu para mim enquanto fazia compras, um pacote de macarrão na minha mão ... Quando você se desapega de uma atividade, libera o cérebro, que pode "inconscientemente" explorar vários caminhos alternativos . Mova-se, ande, ventile sua mente, relaxe na frente de um bom livro, história em quadrinhos ou videogame e há uma boa chance de que tudo fique claro e que você se expresse "Droga, é claro!".

6 - Comente, sintetize

Comentar sobre o código rapidamente se torna essencial. Por um lado, para explicar o que você está fazendo (especialmente importante quando você está começando), e por outro lado, como um lembrete. Quando você passa de um projeto para outro ou escolhe um código seis meses depois, é importante encontrar o caminho rapidamente. Seria uma pena perder tempo imaginando como o programa funciona. Da mesma forma, pode acontecer com você por x razões para não codificar naturalmente, mas para usar um subterfúgio, um backdoor. Seis meses depois, você provavelmente se perguntará por que não codificou essa ou aquela função da maneira tradicional. O que você fará imediatamente antes de perceber seu erro e o "por que o como" que você agiu de maneira diferente.

7 - Faça anotações e sintetize seu conhecimento

Livros didáticos em papel ou digitais, os cursos on-line são muito práticos, mas não correspondem necessariamente à sua maneira de aprender. Além disso, às vezes as explicações são detalhadas e você só está interessado em um pequeno pedaço de texto, como a sintaxe de um comando. Faça um documento resumido, por que não na forma de um mapa mental. Quando faltam informações, você não precisa mergulhar no manual. Uma simples olhada na sua síntese permitirá que você encontre as informações importantes. Também permite que você preencha as informações ausentes ou dê exemplos que lhe parecem mais claros do que no manual.

8 - Teste e experimento

Os manuais nem sempre têm a resposta para tudo e, às vezes, o problema que você encontra não é documentado. Costumo tomar o exemplo do labirinto em treinamento. Você não fica preso no final de um beco. Você refaz suas etapas para testar o próximo caminho até encontrar a saída. No código, o mesmo é verdade. Se não funcionar com o método A, talvez o método B seja o correto, ou o método C ou o método D ou o método E ... Você não perde nada para tentar. Às vezes, é ainda melhor isolar um comando, testá-lo fora do seu programa para verificar se você entendeu como ele funciona e se atende exatamente às suas necessidades.

Recentemente, por exemplo, eu estava procurando um comando em um manual para excluir um caractere específico de uma string, como remover vírgulas de uma frase. No entanto, eu queria remover toda a pontuação e o manual não indicava como remover vários caracteres ao mesmo tempo. Eu poderia ter repetido o mesmo comando, caractere por caractere, mas me pareceu um pouco entediante. Simplesmente adicionei outros caracteres entre as aspas, indicando aquele a ser excluído e o milagre. Eu poderia ter perdido meu tempo pesquisando na Internet ou preso. Um teste simples me permitiu avançar.

9 - Faça backup regularmente e use versionamento

O backup regular deve ser um reflexo natural. Ninguém é imune a problemas técnicos ou a lidar com erros. E adeus, o código digitado por longos minutos febris… Salve regularmente e não hesite em criar vários arquivos, cada um com um número de versão. Isso permite que você mantenha um histórico de seu progresso e identifique erros com mais facilidade. Se a versão 0.43 do seu código funcionou perfeitamente, não há dúvida de que os erros se devem ao que você adicionou à versão 0.44.

Por convenção, versões com casas decimais são chamadas de "menores", ou seja, as alterações feitas nelas não são significativas. As versões com um número inteiro são chamadas de principais porque são consideradas funcionais e trazem uma inovação real na progressão. Se eu compará-lo com a caminhada, as versões 0.43 e 0.76 indicam que você está progredindo no caminho, a versão 1.0 indica que você alcançou sua primeira parada, o refúgio da Coruja Cantando na Big Thunder Mountain. A versão 1.0 é um pouco especial porque é a primeira versão verdadeiramente funcional.

Por exemplo, atualmente estou codificando um analisador de texto em vermelho por diversão e estou na versão 0.56, o que significa que meu programa está sendo executado corretamente, mas ainda não está funcional o suficiente para o público e que ainda existem grandes melhorias a serem feitas.

Você pode usar serviços on-line como o Git (e o Framagit para leitores franceses) para salvar seu código e acompanhar o histórico mais facilmente, mas, para começar, pode não ser necessário.

10 - Simplifique, otimize seu código

Seu código funciona perfeitamente? Bela! Bela! Mas o trabalho não está terminado. É hora de simplificar e otimizar o programa. Simplifique verificando se não há possibilidade de ter um código mais conciso ou usar métodos mais rápidos. Por exemplo, alguns pedidos podem ser combinados em um. O código simplificado e otimizado é mais elegante, mais fácil de ler e, acima de tudo, funciona mais rapidamente. Isso significa menos tempo de máquina usado, menos consumo de energia.

Otimizar, ganhar velocidade e recursos também significa se preocupar com equipamentos mais antigos. Qual é o objetivo do seu programa se você sempre precisa do computador mais recente para executá-lo? É mais provável que os usuários se voltem para soluções econômicas e sua preocupação com a otimização mostrará sua habilidade e seriedade no código.

Otimizar também significa se preocupar com o usuário e com possíveis erros. Em seguida, tentamos nos colocar no lugar dele e listar os problemas que ele ou ela pode encontrar. Sinta-se livre para testar seu programa com outras pessoas. Quando você tem o nariz no guidão, muitas vezes é difícil identificar seus erros.

Um exemplo de erro? Muitos formulários online revisam a entrada durante a digitação e exibem uma mensagem de erro em vermelho de maneira um pouco sistemática demais. Quando você digita um endereço de e-mail e vê a mensagem “endereço de e-mail inválido” aparecer, você pode ter perguntas. De fato, desde que o endereço inteiro não seja digitado, ele é necessariamente inválido. Um usuário informado saberá do que se trata. Outros serão bloqueados. A solução simples é verificar a entrada quando o usuário valida o formulário e não ao digitar. Erro de design, erro de desenvolvedores que não se colocaram no lugar do usuário….

11 - Compare, examine o código de outras pessoas

Nós aprendemos observando. Observar não é copiar, recuperar bits de código sem realmente saber para que serve. Observar é examinar, analisar, tentar entender o método desse ou daquele desenvolvedor e, em seguida, encontrar seu próprio método. Sempre que possível, fique à vontade para analisar o trabalho de outras pessoas e apresentar suas próprias soluções.

12 - Fazendo perguntas

Existem fóruns especializados, sites cheios de artigos. O problema em que você está trabalhando pode não encontrar a resposta imediatamente, mas é provável que você não seja o único no seu caso ou que outro problema esteja se aproximando. Depois de fazer alguma pesquisa, documentando o seu problema, sinta-se à vontade para fazer a pergunta em um fórum, sem explicar claramente a situação que está bloqueando você. Um "Não funciona" nunca resolve nada.